Como estudar inglês de casa

Dicas para quem quer turbinar seu inglês nos dias em que não tem aula na Flex Company!

Você tem noção do quanto é possível aprender inglês usando apenas a internet?

E isso não depende do seu nível não.

Não existe desculpa para não praticar o seu inglês em casa. Há inúmeras formas de praticar inglês, com músicas, jogos e etc. Você pode praticar no seu tempo livre, e não precisa ficar HORAS E HORAS trancado no quarto estudando. O que importa é a qualidade do seu estudo em casa, e não a quantidade.


Eu comecei a aprender inglês com menos de 10 anos de idade, com um jogo chamado Final Fantasy V (5).

Resultado de imagem para final fantasy V


Caso você não conheça, Final Fantasy é uma série de jogos lançada lá em 1987. Até hoje saem jogos novos da série, atualmente estamos no XV (15).

Tá, legal... mas como eu comecei aprendendo inglês com Final Fantasy?

https://www.youtube.com/watch?v=QnMwhWsl_kct=90s

O vídeo acima já começa com 1:30. Assita só uns 30 segundos dele.

O jogo é recheado de diálogos. Um dos fortes da série sempre foi a história. E lá estava eu, com quase 10 anos, tentando jogar isso aí. Só que eu não entendia nada de inglês, ficava perdido pra entender o que estava acontecendo.

A solução seria simples... abrir o Google Tradutor e começar a traduzir cada uma das falas. Isso se não fosse um problema...

O Google Tradutor nem existia ainda. E eu não tinha internet.

Aliás, eu tinha sim... internet discada. Muitos daqui provavelmente nem sabem o significado disso. Era uma internet que você usava através do fio do telefone ligado no PC. Você ficava sem telefone enquanto a usava. Fora que era terrível, tanto a conexão quanto a velocidade. Sempre dava algum problema, e pra abrir uma imagem... podia deixar a imagem abrindo enquanto fazia outra coisa, demorava séculos. Vídeo, então? Era algo impensável na época. A internet ainda engatinhava por aqui, era coisa nova.

Eu ia traduzindo cada um dos diálogos do jogo com dicionário.

Isso não me fazia aprender as estruturas do inglês, que são um tanto quando diferentes das nossas, mas me ajudava a aprender várias palavras. Meu vocabulário ia crescendo à medida que eu avançava no jogo.

Demorei meses pra terminar, mas aprendi muito no processo. Assim comecei a aprender inglês. Hoje sou professor do idioma na Flex Company.

Antigamente, era necessário um curso de 6 anos para dominar o idioma. Hoje, bem menos. Em 2 anos é possível. Com empenho, até menos. E isso só é possível graças à internet. Ela facilita muito o processo de aprendizado, encurta o tempo necessário pra aprender. Afinal, basta você dar uns 2 ou 3 cliques e está em "outro país".

Assim como eu comecei aprendendo com videogames, logo você também perceberá que dá pra aprender inglês com a internet, de formas que fogem das tradicionais.
Claro que isso não substitui o seu curso. N]ao há nada melhor do que um professor a seu lado pra te ajudar, corrigir e ensinar, mas isso não é tudo.

Em uma sala com 10 alunos, dificilmente os 10 atingem a fluência. Normalmente uns 6 alunos chegam lá. Uns 2 atingem um nível avançado. Uns 2 parecem que nunca sequer fizeram um curso. Isso sendo otimista.

Mas por que isso acontece?

Porque alguns alunos se dedicam. Além das aulas, consomem bastante conteúdo em casa. Assistem vídeos, traduzem músicas, treinam leitura e escrita. Outros estudam somente na escola, durante aquelas 2 horas semanais. É muito pouco.
É levando isso em consideração que trago, neste artigo, alguns recursos interessantes para estudar inglês em casa.

1. Duolingo

Resultado de imagem para duolingo

Sempre recomendo para meus alunos. O melhor aplicativo que encontrei para quem está começando do zero, e pra quem já sabe um pouco do idioma também.

Não é ele que vai te levar à fluência, mas pode ajudar bastante no processo.

O legal é que ele parece um jogo, então estudar com ele não se torna cansativo. Ele tem lições de leitura, escrita, escuta e pronúncia (usando o microfone de seu celular). Pode ser baixado para seu Android ou iPhone, ou você pode usá-lo pelo PC também, usando a mesma conta em todos os dispositivos.

Dica: usando pelo seu navegador, ele tem explicações das matérias, coisa que não encontrei usando o app para celular.

Ele também tem aulas de outros idiomas, basta dar uma conferida lá.

Site: pt.duolingo.com
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.duolingohl=pt_BR
iPhone: https://itunes.apple.com/br/app/duolingo-aprenda-ingl%C3%AAs-espanhol-e-mais/id570060128?mt=8

2. YouTube

Resultado de imagem para youtube


Por mais óbvio que pareça, sim... o YouTube será o seu principal aliado no processo de alcançar a fluência.

Lá você vai encontrar uma série de vídeos e canais bons para estudar. Tem muito conteúdo gratuito por lá, e foi o meu principal aliado na época em que eu me preparava para meu intercâmbio.

Talvez a maior dificuldade seja achar bons canais. Afinal, existem milhares (senão milhões) de canais lá. Aqui eu vou listar os melhores canais para aprender inglês (na minha opinião).

Small Advantages: https://www.youtube.com/channel/UCskEPRzGlsYHs_a5SJyCXag

Resultado de imagem para gavin small advantages


Pra mim, é o melhor canal para aprender inglês. Gavin é um americano que aprendeu a falar português sozinho, e dá dicas para brasileiros que querem aprender inglÊs.

Os vídeos sempre têm uma dose de humor, o que faz com que não fique cansativo.

Não se surpreenda caso você passe o dia inteiro assistindo a uma série de vídeos dele, eles são sensacionais!

Independente do seu nível, eu recomendo muito o Small Advantages.

Carina Fragozo: https://www.youtube.com/user/carinafragozo

Resultado de imagem para carina fragozo

A Carina é brasileira (diferente do Gavin), e é professora de inglês há mais de 10 anos. Ela dá várias dicas em seu canal, que tem um tom um pouco mais sério do que a indicação anterior.

EnglishAnyone: https://www.youtube.com/user/EnglishAnyone

Resultado de imagem para englishanyone

Esse aqui é um pouquinho mais avançado. Ele é americano e, embora dê dicas de inglês, só fala em inglês nos vídeos.

Se você já tem um nível bom de inglês, é interessante para treinar escuta e atingir a fluência.

Foi o canal que mais me ajudou quando estava me preparando para o intercâmbio. Assisti a praticamente todos os vídeos dele. Só não recomendo muito pra quem está começando agora, pois pode assustar um pouco...

Além desses, também tem vários outros, basta dar uma procuradinha. O próprio YouTube te recomendará outros vídeos parecidos, conforme você for assistindo esses que indiquei.

Outras indicações, que não poderiam passar em branco, são:

Tim explica: https://www.youtube.com/channel/UCGxIAAnrhkCy6H2DRz-t6Qw
Mairo Vergara: https://www.youtube.com/user/MairoVergara
Brian Roxbury: https://www.youtube.com/user/roxburybrian

Espero que essas indicações te ajudem bastante.

Em breve, postarei mais dicas e, futuramente, também teremos aqui um fórum para tirar dúvidas e compartilhar conteúdo.

Se esse artigo foi útil pra você e você acha que seria interessante compartilhar com outras pessoas, tem botões aqui na postagem pra você compartilhar na sua rede social preferida!

Tem alguma coisa em específico que queira saber? Não deixe de comentar aí embaixo, podemos te ajudar com isso!

Flex Company, quem faz, sabe a diferença!

541 Visualizações